Iaciara Goiás agora tem posto de coleta CMO

CMO agora conta com um novo posto de coleta com vários exames laboratoriais, agora em Iaciara-GO. São eles: Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Biologia Molecular, Citogenética e Imunofenotipagem,  Biopsia, Bioquímica, Citologia, Curva Glicêmica, Hematologia,  Hormonal, Imunologia, Marcadores diversos como o PSA e CEA, Microbiologia, Sexagem Fetal, Testes Funcionais, Teste de Paternidade,  Teste do Pezinho, Toxicologia, Urina…

Como cuidar do paciente com Síndrome de Down na Atenção Primária à Saúde?

A Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a cromossomopatia mais comum em humanos (1 em cada 600 a 800 nascidos vivos), sendo também a principal causa de deficiência intelectual na população mundial. Sua incidência possui íntima relação com a idade materna à concepção, de forma que, em mães com…

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente – mas o que mais acontece com seu corpo, e por quê? Trata-se de um processo natural do envelhecimento, que normalmente ocorre na faixa dos 45 aos 55 anos, mas que também pode ser provocado por cirurgias…

Síndrome de ‘burnout’ continua não sendo reconhecida como doença pela OMS

Genebra, Suíça — A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o ‘burnout’ é um “fenômeno ligado ao trabalho” e não uma doença, declarou, nesta terça-feira (28/5), um porta-voz, ao apresentar novas explicações sobre o que foi anunciado na véspera pela agência especializada da ONU.   Na segunda-feira, a OMS indicou que o ‘burnout’, um conceito…

6 mitos sobre o sono que prejudicam a nossa saúde

Mitos amplamente aceitos sobre o sono estão prejudicando nossa saúde e nosso humor, além de encurtarem nossas vidas, dizem estudos. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York vasculhou a internet para encontrar as recomendações mais comuns para uma boa noite de sono. Então, em um estudo publicado na revista Sleep Health, eles combinaram…

Casos de dengue crescem 264% em 2019, diz Ministério da Saúde

Os casos de dengue cresceram 264% em 2019, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (25). O balanço sobre os casos da doença no Brasil foi feito entre dezembro de 2018 e março de 2019. (ATUALIZAÇÃO: No início da tarde desta segunda, o Ministério da Saúde havia informado que o número de casos de dengue…

O que é endometriose e quais são seus sintomas?

A endometriose é uma doença ginecológica crônica em que ocorre uma situação anômala: a implantação e o crescimento benigno de tecido do endométrio fora do útero, dando lugar a uma reação inflamatória. As zonas afetadas com maior frequência por essa enfermidade são outras estruturas reprodutivas, geralmente os ovários, mas também podemos encontrá-la nas trompas de Falópio, na vagina e inclusive…